O QUE OS ADVOGADOS PODEM APRENDER SOBRE A INOVAÇÃO DA SPACEX?
- Raul Maia
- 15 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
Área do Direito:
Financeiro e Econômico
Os advogados não são conhecidos por serem particularmente rápidos em inovar, principalmente quando se trata de estratégias de prestação de serviços ao cliente, como acordos com taxas alternativas ou gerenciamento de projetos jurídicos.
A SpaceX, por outro lado, é famosa (talvez até infame) inovadora, com seu alcance excedendo seu poder com tanta frequência que a NASA teve que ordenar que parassem de fazer alterações em sua espaçonave inovadora Crew Dragon, para que pudesse ser certificada para voos espaciais.
Então, por que escrever sobre advogados no contexto da SpaceX? Porque existem lições em potencial a serem aprendidas sobre como a SpaceX aborda a inovação e as falhas recorrentes.
Para quem não sabe, no final do mês passado, a SpaceX lançou com sucesso sua missão Demo 2, na quinta ocasião na história americana que um novo sistema de voo espacial tripulado foi usado, o último sendo o Ônibus Espacial em 1981. Nos 18 anos desde a fundação da empresa, a SpaceX cresceu de uma pequena startup financiada por um bilionário solitário, para a empresa que superou o elogiado Boeing ao tornar-se a primeira empresa privada na história a enviar astronautas norte-americanos para o espaço.
Como eles conseguiram isso? Francamente, nos escombros de muitos foguetes explodidos. Os três primeiros lançamentos que a SpaceX já tentou alcançaram seu destino final no que o fundador e CEO da empresa, Elon Musk, eufemisticamente chamou de "desmontagem rápida não programada". Aprendendo com cada uma dessas falhas, a SpaceX lançou na penúltima vez seu veículo Crew Dragon em um voo não tripulado em março de 2019, para se encontrar com a Estação Espacial Internacional (EEI) em um dos passos finais para a aprovação de um voo tripulado.
No entanto, menos de um mês após o retorno à Terra, a mesma cápsula que havia viajado com sucesso para a EEI explodiu durante um teste de solo. Após uma investigação, o problema foi identificado e solucionado. Os engenheiros da SpaceX viram a explosão como positiva, e não negativa, dizendo que, por causa do que aprenderam com a investigação de explosão, eles iriam tornar toda a indústria espacial mais segura.
A SpaceX adotou uma atitude em relação à inovação que tornaria a maioria dos advogados compreensivelmente desconfortável, se aplicada a seus próprios negócios. Musk foi citado dizendo: “Fracasso é uma opção aqui. Se as coisas não estão falhando, você não está inovando o suficiente.”
A falha dinâmica
Mas os advogados precisam se preocupar tanto com o fracasso? Como a resposta do clássico advogado, isso depende.
No que diz respeito ao trabalho realizado para um cliente, talvez as palavras atribuídas apocrifamente a Gene Kranz, ex-diretor de vôo da NASA, durante a famosa missão Apollo 13, sejam mais adequadas: "O fracasso não é uma opção". (Kranz mais tarde admitiu que nunca disse isso, mas realmente gostou quando o ator Ed Harris, que interpreta Kranz, disse isso no filme de 1995.) O trabalho realizado em nome de um cliente deve ser um esforço sem falhas. A reputação da empresa e do advogado está em jogo, sem mencionar a capacidade contínua do advogado de exercer advocacia.
Porém, quando se trata de outros aspectos dos negócios de um advogado, a falha resultante de tentativas de inovação pode e deve ser uma opção. Muitos advogados começaram a inovar na maneira como produzem e precificam seu produto de trabalho, por exemplo. Acordos de taxas alternativas, como taxas fixas, preços por fase, colarinho e similares, ganharam espaço ao longo de grande parte da década de 2010, mas atingiram um patamar estável em 2017.
Muitos profissionais experientes em precificação de escritórios de advocacia, com quem falei, atribuem a estagnação a um retorno a anteriores padrões confortáveis, porque tanto o escritório quanto os advogados internos estão há muito condicionados a pensar principalmente em termos de horas faturáveis. No entanto, esses mesmos profissionais de precificação contam histórias de como os sócios chegaram à ideia de como uma estratégia eficaz de precificação pode ajudar a melhorar o modelo geral de negócios do escritório e até se tornaram palestrantes para a equipe de precificação da empresa.
Mudando como o trabalho é feito
O gerenciamento de projetos jurídicos oferece um conjunto diferente de desafios. É uma visão antiga de que o maior impedimento à inovação é o sucesso - no entanto, isso certamente é verdade em termos de gerenciamento de projetos jurídicos.
Os sócios do escritório de advocacia tornaram-se pessoas bastante ricas, fazendo seu trabalho de uma determinada maneira. Então, por que eles deveriam mudar? De fato, o gerenciamento de projetos jurídicos pode dar aos advogados uma percepção de risco ainda maior do que a inovação nos preços. Com o último, apenas dinheiro está em jogo; enquanto o primeiro caminha muito mais perto de como o trabalho é realmente concluído. Teoricamente, o gerenciamento de projetos jurídicos tem o potencial de impactar o resultado de uma maneira que possa impactar adversamente o cliente.
Mas a apreensão sobre a inovação na prestação de serviços provavelmente excede a realidade da ameaça em potencial. Se o preço estiver errado, por exemplo, basta ajustá-lo para a próxima vez e comunicar-se claramente com o cliente sobre o que funcionou e o que não funcionou. Eles estão aprendendo à medida que avançam e certamente apreciarão a experiência e o insight compartilhados.
Da mesma forma, uma falha na estratégia de gerenciamento de projetos não precisa levar à catástrofe. Um plano de projeto não deve ser definido em pedra. De fato, um plano de projeto eficaz requer iteração e ajuste. A empresa e o cliente precisam estar em comunicação muito mais frequente do que o padrão comum, o que fornece uma infinidade de oportunidades para avaliar o progresso e o escopo, revisando conforme necessário para garantir os melhores resultados para o cliente e a empresa. Deve ser quase impossível chegar ao fim de um assunto usando um plano de projeto antes de perceber que estava fora do objetivo.
Cada vez mais, os clientes não apenas apreciam um escritório de advocacia disposto a pensar fora da caixa, mas também recompensam a inovação. Como o mercado vê ainda mais agitação à luz das súbitas mudanças provocadas pela pandemia, os escritórios de advocacia que oferecem algo diferente se destacam.
Quando empregadas com cuidado e atenção, nem a reformulação da estratégia de preços nem a adoção do gerenciamento de projetos jurídicos resultarão em uma "desmontagem rápida e não programada" da prática de um advogado ou mesmo de um assunto individual.
Fonte:
Este artigo foi publicado originalmente pelo Legal Executive Institute, em www.LegalExecutiveInstitute.com
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